Existem várias razões pelas quais temos a impressão de que hoje existem muito mais pessoas com problemas como a ansiedade, depressão, etc.
Uma razão é que, de fato, o número de pessoas que sofrem desses problemas pode estar aumentando. Estudos mostram que a prevalência da depressão aumentou em todo o mundo nas últimas décadas. No Brasil, por exemplo, a prevalência de depressão passou de 4,3% na década de 1990 para 10,2% na década de 2010.
Outra razão é que as pessoas estão mais conscientes desses problemas e mais dispostas a procurar ajuda. No passado, os problemas de saúde mental eram frequentemente estigmatizados e as pessoas eram menos propensas a falar sobre eles. Hoje, há mais informação e conscientização sobre esses problemas, o que pode levar as pessoas a procurar ajuda mais cedo.
Além disso, as mudanças sociais e culturais podem estar contribuindo para o aumento dos problemas de saúde mental. Por exemplo, o ritmo acelerado da vida moderna, o aumento da competitividade e o isolamento social podem estar levando a um aumento do estresse e da ansiedade.
